O Caso de Veja

Atualmente, o jornalismo brasileiro têm merecido poucos méritos pelo seu trabalho em geral. Tratando-se dos grandes jornais, como Folha, Estadão e O Globo por exemplo, foram poucas as reportagens que chamaram minha atenção pela importância. Aqui em casa, assinamos Folha por um bom tempo, mas assim que terminada, não me preocupei se seria renovada ou não.

Não sou um caso isolado nesse sentido, várias pessoas abandonam os jornais por esse motivo e por vários outros. Isso é visto pela inegável queda de vendas dos jornais impressos. Assim como eu, as pessoas as quais interrompem a leitura diárias dos impressos, em sua maioria, voltam-se exclusivamente à internet e é nela que encontram vários dos melhores e mais importantes trabalhos jornalísticos no país.

Um deles trata-se da série de reportagens feitas pelo jornalista Luís Nassif, no qual é relatado a decadência de um dos maiores exemplos de anti-jornalismo do Brasil, a revista Veja. As série de erros, imprudência e descompromissos cometidos pela revista não limitam-se a apenas ela. Servem também para vários outros veículos impressos no país. Talvez por isso haja um estranho silêncio por parte dos outros jornais e revistas para discutirem o assunto. Já que o trabalho feito por Nassif teve grande repercussão na internet, mas não recebeu a relevância necessária na imprensa.

Apesar de estar bem atrasado em comentar sobre tal trabalho - já são 21 capítulos - e dele já ter sido fartamente discutido em vários blogs e sites - houve até mesmo um movimento para realizar um bombardeio google e relacionar a palavra Veja diretamente ao dossiê escrito por Luís Nassif - escrevo aqui essa importante dica para quem ainda não soube do caso Veja.

A série encontra-se no blog do jornalista e também em uma página criada no googlepages por Nassif especialmente para a publicação dos artigos. Abaixo, aproveito o post pra dar outras dicas de ótimos sites sobre política, jornalismo e tantos outros assuntos importantes.

Agência Carta Maior
Observatorio da Imprensa
Instituto Observatório Social
Oboré
Blog Entrelinhas
Blog do Mello
Via Política
Em inglês:
GNN
Greg Palast

3 comentários:

Natália disse...

Ah, eu concordo, as pessoas estao perdendo o interesse por jornais e revistas em geral e estao buscando suas noticias na internet.
:/

Gostei do blog, ^^
;***

Anônimo disse...

A internet é uma ferramenta e tanto.
Mas ainda tenho um grande prazer de ler um jornal e uma revista. Veja não, por favor!

Passe aí!

Vida no Japão
http://vida-no-japao.blogspot.com/

Meu Mundo Particular
http://lucianotakaki.blogspot.com/

Abraços!

Mônica Godoy disse...

nos textos do nassif vemos a total falta de escrupulos da referida revista!!
importantissimos serem conhecidos!!