Meia Amazônia Não

O título deste post não se trata de uma campanha contra alguma marca de meias costumizadas com desenhos da amazônia - essa foi horrível, eu sei - mas, sim, de uma campanha do Greenpeace, a qual li sobre no Bobagento, contra um projeto de lei aprovado pelo Senado e que no momento passará pela Câmara.

A tal PL, que estão chamando de Floresta Zero, pretende autorizar a derrubada de até 50% da floresta em áreas privadas e, ainda, legaliza outros desmatamentos ocorridos nos últimos 40 anos na floresta.

Ou seja, se o Salada possuísse terras na amazônia, teríamos a obrigação, caso a lei fosse aprovada, de preservar apenas 50% da mata original em nossas propriedades. Urrú! Mais espaço para os nossos negócios! Não bastando, caso tenhamos derrubado parte da nossa Reserva Legal no passado, a qual estamos cientes de nossas obrigações de preservação, não seremos mais penalizados!

Não sei como tal projeto foi aprovado pelo Senado. Com os tantos alarmes sobre o terrível e inescapável aquecimento global, a necessidade de se discutir sobre as verdades e mentiras sobre os problemas ambientais, os senadores aprovam um projeto polêmico como esse sem mais discussões e devidos esclarecimentos. Certamente estão bastante ligados!

De qualquer forma, o projeto foi suspenso na Câmara para ser melhor discutido entre os deputados e estipulou-se um prazo de 10 sessões para que ele volte a ser discutido. Aliás, o presidente, segundo afirmou o ministro Carlos Minc, já se comprometeu a vetar o projeto caso seja aprovado pelos deputados.

Se quiser participar, ou apenas se informar melhor, na campanha do Greenpeace, basta acessar o site onde há mais informações. E esperemos que o projeto seja melhor dicustido na Câmara.

P.S.: Enquanto legalizam as podas na floresta amazônica, a CTNBio libera certos milhos de origem sinistra.

0 comentários: